Pular para o conteúdo principal

O maior Idiota do mundo



Quando o Coração chegou ao consultório, Dr. Facundo ainda não havia chegado. Ansioso, como sempre, sentou-se em um pequeno sofá na sala de espera, de frente para a secretária, dona Eunice.

A espera chegou ao fim alguns minutos depois, quando o doutor entrou na sala abruptamente. Era um homem alto, com seus cinquenta e poucos anos, e o que lhe sobrava em altura, faltava em cabelo. 

- Desculpem o atraso, o trânsito estava uma loucura, vamos entrando.

A sala de atendimento era simples e aconchegante, com apenas uma poltrona, um divã de couro marrom estofado e uma mesinha de centro. O Coração foi logo se acomodando, enquanto Dr. Facundo tirava um gravador e um bloco de notas de dentro da pasta.

- E então, Coração, certo? Me fale um pouco sobre você, porquê resolveu me procurar?

- Bom, estou passando por uma crise, doutor, me sentindo o maior idiota do mundo. Foi a Razão que me indicou o senhor.

- Entendo, algum motivo aparente para estar sentindo-se assim?

- Foi a minha última tentativa de emprego, não deu muito certo...

- Que tipo de emprego?

- Domador de elefantes para circo.

Dr. Facundo pareceu um pouco espantado, anotou alguma coisa em seu bloco de notas e prosseguiu.

- Domador de elefantes? Diferente, não? 

- Sim, foi isso que me atraiu! A carreira de escritor é muito monótona...

- Ah, então você escreve?

- Não, mas sempre tive vontade.

- Entendo... E porque domar elefantes não deu certo?

- Não tem elefantes aqui na cidade doutor, e não achei nenhum circo que precisasse. – O coração parecia trazer um pesar na voz. – Eu não sei o que há de errado comigo, é sempre a mesma coisa. Eu vejo algo ou tenho uma ideia, então eu me empolgo, me jogo de cabeça, quebro a cara e então desisto.

- Você é casado?

- Por favor, nem entra nessa área...

- Algum motivo especial?

- Me apaixono muito fácil. É só conhecer alguém que eu já me empolgo, me jogo de cabeça, quebro a cara e então acabo sozinho, até me apaixonar novamente. Já foram duas vezes...

- Duas vezes não é um número grande. – respondeu o doutor.

- Duas vezes essa semana, doutor! - respondeu com um suspiro – E uma delas foi pela Anne Hathaway, uma pena o dólar estar tão alto...

- Você pretendia ir até lá?

- Talvez, mas com o preço das passagens e hospedagem, sei lá, está difícil pra todo mundo.

- Você sabe que ela é casada, certo?

- Mesmo? – O Coração parecia desolado com a informação recebida – Eu disse que sempre quebrava a cara...

Não era algo que Dr. Facundo contasse para seus pacientes comumente, mas adorava ler notícias sobre celebridades.

- Você sabe me dizer se sempre foi assim? ou é algo recente?

- Lembro que quando era criança, sempre que eu via um filme ou desenho, eu me empolgava. Já quis ser um ninja, um pirata, um astronauta, espião, caçador de tesouros, o Batman, Ben 10 e o Power Ranger azul.

- Isso é bastante comum na infância...

- Às vezes ainda me pergunto se seria possível ser o Batman, o que o senhor acha?

- Você é rico?

- Não.

- Sabe artes marciais?

- Não...

- Aí fica meio complicado!

- Tem uma escola de judô perto da minha casa... Bom, eu acho que preciso ir doutor!

- Não, espera...

- Até mais, nos vemos semana que vem.

Não houve tempo para argumentar, o Coração foi rápido demais, e quando percebeu ele já havia saído da sala.

“Parabéns para mim” pensou Dr. Facundo, “acabei de criar o batman”.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Culpa é das Estrelas – Sobre amar, morrer e ser lembrado

Acabei de assistir A Culpa é das Estrelas e confesso sem vergonha alguma, que algumas lágrimas ainda insistem escorrer rosto abaixo. Já ouvi pessoas dizendo que homem não chora ou que “é só ficção”, “é só um livro”, mas não é. Cinema, literatura, música e todo tipo de arte são feitos de sentimentos, são feitos do que os lábios não conseguem dizer mas o coração não consegue guardar, e isso, meus amigos, é a essência da vida, aprender com o sentimento dos  outros. Logo no inicio do filme, ao ser instigado a falar sobre seus medos, Augustus Waters diz a seguinte frases: - Meus medos? Ser esquecido. É, eu quero ter uma vida extraordinária. Quero ser lembrado, eu diria que meu único medo é não conseguir fazer isso. Ser esquecido, no final das contas, é o medo de muitos de nós. Desde pequenos, na escola, no meio das crianças que brincam na rua, tentamos ser notados, aceitos, destacados dos demais e isso é normal, todos queremos ser lembrados. O problema, é que esquecemos q

Chorar é preciso

As palavras a seguir, são de um sábio oriental, chamado Osho. “As pessoas perderam quase que completamente a dimensão das lágrimas. Elas só as deixam sair quando estão em profundo estado de dor ou sofrimento. Esqueceram-se de que as lágrimas também podem ser de felicidade, de enorme prazer, de celebração. As lágrimas não têm nada a ver com o sofrimento ou a felicidade. Elas têm a ver com qualquer coisa que seja muito profunda e precise transbordar. Pode ser felicidade, pode ser tristeza. Qualquer coisa que seja intensa demais, impossível de conter, algo que transborde: a xícara ficou cheia demais. As lágrimas saem desse excesso. Então, dê a elas o seu devido valor.”  Fiquei refletindo sobre elas. Quem nunca ouviu uma mãe dizendo para o seu filho pequeno, após ele ter caído, “não chora, não foi nada demais, levanta” . Ou que nunca ouviu um pai dizendo, “Para de choro, homem não chora” ? Todos já ouvimos isso. Desde pequenos somos ensinados que chorar é sinal de fr

Apenas sorria e acene ou "A arte de ficar em silêncio"

Quem passa por mim no dia a dia, sem me conhecer, deve pensar que sou um cara estranho. Sou aquela pessoa que se limita aos bom dias e aos acenos de cabeça, adepto de pensamentos flutuantes e olhar distante, não faço por mal e na maioria das vezes, eu não queria ser assim. Quando criança, segundo minha família e conhecidos, eu era um verdadeiro terror. Quando as pessoas se apercebiam da minha chegada, corriam para tirar de vista qualquer coisa que pudesse ser quebrada ou arremessada, eram algumas horas de pânico. Eu era aquele tipo de criança que foge dos pais no super mercado, que aborda estranhos na rua, que tranca a mãe fora de casa e tenta botar fogo nos colchões. Sim, eu tentei colocar fogo nos colchões. E então, assim sem aviso, me tornei o cara estranho que não não fala muito. Na verdade, eu falo, falo pelos cotovelos, mas só de vez em quando e com pessoas com quem me sinto confortável para tal. O fato é, que a medida que crescemos, as pessoas param de ouvir o