Pular para o conteúdo principal

Chorar é preciso





As palavras a seguir, são de um sábio oriental, chamado Osho.

“As pessoas perderam quase que completamente a dimensão das lágrimas. Elas só as deixam sair quando estão em profundo estado de dor ou sofrimento. Esqueceram-se de que as lágrimas também podem ser de felicidade, de enorme prazer, de celebração. As lágrimas não têm nada a ver com o sofrimento ou a felicidade. Elas têm a ver com qualquer coisa que seja muito profunda e precise transbordar. Pode ser felicidade, pode ser tristeza. Qualquer coisa que seja intensa demais, impossível de conter, algo que transborde: a xícara ficou cheia demais. As lágrimas saem desse excesso. Então, dê a elas o seu devido valor.”

 Fiquei refletindo sobre elas.

Quem nunca ouviu uma mãe dizendo para o seu filho pequeno, após ele ter caído, “não chora, não foi nada demais, levanta”. Ou que nunca ouviu um pai dizendo, “Para de choro, homem não chora”? Todos já ouvimos isso. Desde pequenos somos ensinados que chorar é sinal de fraqueza. Mas tenho uma novidade para te contar: Você não precisa ser forte o tempo inteiro. Você não precisa sorrir só para  que as pessoas ao seu redor vejam o quanto você é seguro, maduro. Você não precisa dizer que está bem se na verdade está com vontade de sair correndo porta a fora e nunca mais voltar. Você não precisa postar aquela frase de autoajuda no Facebook junto com uma foto com pose de ser a pessoa mais confiante da terra. Você precisa mesmo é chorar.

De um tempo para cá, tenho ouvido que preciso encontrar meu equilíbrio, que não posso estar um dia bem, o outro mal, um dia bem, o outro mal. E isso é verdade, precisamos desse equilíbrio. Mas nessa busca, até encontrá-lo, me fechei algumas vezes e sufoquei sentimentos, porque não podia estar mal. Mas sabe o que descobri? Descobri que equilíbrio não é estar sempre bem, é saber lidar com os extremos, saber que até chegar ao ponto perfeito do pendulo, vamos balançar.

Não me entenda mal, não estou dizendo para você ser um bebê chorão que não sabe lidar com a vida e corre para baixo da saia dos pais sempre que algo dá errado. Estou dizendo que vai chegar um momento onde você não vai estar bem. Vai chegar um momento onde você vai ter acumulado tanta coisa ai dentro, que vai precisar simplesmente transbordar, deixar sair para fora de alguma forma. Alguns compram um saco de pancada, outros saem para correr, jogam futebol, compram sorvete, mas o meu conselho? Chore.

Chore mesmo. Sem medo, sem vergonha do que os outros vão dizer ou pensar, sem lenços ou óculos escuros. Apenas deixe as lágrimas rolarem, porque chorar é preciso.

Comentários

  1. Bom seu texto, rapaz. Bom seu blog, por sinal. Eu sinto muito esse sufocamento do "homem não chora". Escrevi sobre isso no meu blog (http://impressoesdesinteressadas.wordpress.com) mas pretendo escrever mais longamente. Me deixa triste e preocupado o fato da influência desse problema social (como eu considero) ter se estendido a mim de tal forma que eu não chorei nas vezes que precisava (como a morte recente de amigos, que me tocou muito, mas não consegui externar).

    ResponderExcluir
  2. Olá Viin, fico feliz que tenha gostado, aliás, gostei do seu blog. É triste que na época em que vivemos ainda exista este tipo de sufocamento por parte da sociedade, muita coisa acaba se perdendo nesta tentativa de esconder/suprimir sentimentos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela visita. Mantenhamos nossas vozes digitais reclamando mesmo, é pra isso que tem que servir a internet, não?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Culpa é das Estrelas – Sobre amar, morrer e ser lembrado

Acabei de assistir A Culpa é das Estrelas e confesso sem vergonha alguma, que algumas lágrimas ainda insistem escorrer rosto abaixo. Já ouvi pessoas dizendo que homem não chora ou que “é só ficção”, “é só um livro”, mas não é. Cinema, literatura, música e todo tipo de arte são feitos de sentimentos, são feitos do que os lábios não conseguem dizer mas o coração não consegue guardar, e isso, meus amigos, é a essência da vida, aprender com o sentimento dos  outros. Logo no inicio do filme, ao ser instigado a falar sobre seus medos, Augustus Waters diz a seguinte frases: - Meus medos? Ser esquecido. É, eu quero ter uma vida extraordinária. Quero ser lembrado, eu diria que meu único medo é não conseguir fazer isso. Ser esquecido, no final das contas, é o medo de muitos de nós. Desde pequenos, na escola, no meio das crianças que brincam na rua, tentamos ser notados, aceitos, destacados dos demais e isso é normal, todos queremos ser lembrados. O problema, é que esquecemos q

Apenas sorria e acene ou "A arte de ficar em silêncio"

Quem passa por mim no dia a dia, sem me conhecer, deve pensar que sou um cara estranho. Sou aquela pessoa que se limita aos bom dias e aos acenos de cabeça, adepto de pensamentos flutuantes e olhar distante, não faço por mal e na maioria das vezes, eu não queria ser assim. Quando criança, segundo minha família e conhecidos, eu era um verdadeiro terror. Quando as pessoas se apercebiam da minha chegada, corriam para tirar de vista qualquer coisa que pudesse ser quebrada ou arremessada, eram algumas horas de pânico. Eu era aquele tipo de criança que foge dos pais no super mercado, que aborda estranhos na rua, que tranca a mãe fora de casa e tenta botar fogo nos colchões. Sim, eu tentei colocar fogo nos colchões. E então, assim sem aviso, me tornei o cara estranho que não não fala muito. Na verdade, eu falo, falo pelos cotovelos, mas só de vez em quando e com pessoas com quem me sinto confortável para tal. O fato é, que a medida que crescemos, as pessoas param de ouvir o