Pular para o conteúdo principal

Conto: O ponto de ônibus





Eram seis da manhã.
Seis e alguns quebrados para ser mais específicos e ele, como de costume, estava atrasado. Caminhava a passos largos, o frio da manhã lhe estapeava o rosto e fazia subir uma névoa branca de sua boca a cada respiração. Quando dobrou a esquina, parou, vendo ao longe seu ônibus partir. Chegaria atrasado ao trabalho. Novamente.

Caminhou, agora lentamente, até o ponto de ônibus do outro lado da rua. Era inverno e pouco movimento havia naquela pequena cidade, pra ser sincero, o único som audível no momento era o de seus passos contra o chão irregular de paralelepípedo. Pensava em como explicaria para seu chefe que havia perdido o horário novamente quando algo lhe chamou atenção. Alguém estava sentado na parada de ônibus.

Ao se aproximar viu que era uma moça, estava muito bem agasalhada, usava calça jeans, coturnos surrados pelo tempo, jaqueta preta e uma toca que mostrava apenas parte do cabelo curto de fora, o suficiente para perceber que era estranhamente azul. A principio ela não esboçou nenhuma reação ao vê-lo, então, timidamente sentou-se ao lado dela.

- Aquele era meu ônibus. – Tentou puxar conversa.
- Era o meu também. – Respondeu distraída a menina do cabelo azul.
- Também se atrasou?
- Não, estava tendo uns pensamentos legais, então resolvi não interromper. Deixei o ônibus passar.
- Ah...
- Você coleciona borboletas?
- Oi?
- Borboletas. Você coleciona?
- Hum, não, eu... Porque a pergunta?
- Por nada. Li em um livro uma vez que é uma pergunta interessante a se fazer quando se quer conhecer alguém. – Ela lhe olhou, como se pela primeira vez desde que chegou o tivesse notado.
- Qual livro?
- Não lembro, alguma história com um príncipe.
- Sei. Mas não. Não coleciono borboletas, acho que seria estranho. Um cara de 21 anos que coleciona borboletas.
- O livro falava sobre isso também.
- Sobre o que?
- Sobre como as pessoas se importam com números. Tenho “tantos” anos, meu sálario é “tanto”, minha casa vale “tanto”. Números, sabe?
- Sei. E você faz o que? Digo, da vida?
- O que me der vontade. As vezes nada. Não fazemos nada da vida eu acho, ela que faz da gente, então, na maioria das vezes eu faço o que me der vontade.
- Tipo ficar sentada no ponto de ônibus?
- É. Tipo isso.

Ele ficou pensando por algum tempo. Avistou o próximo ônibus chegando, viu ele parar e abrir a porta, a espero dos dois desconhecidos no ponto. Sem reação de nenhuma das partes, o ônibus partiu.

- Aquele não era o seu ônibus? – Ela perguntou.
- Era, mas eu estava com uns pensamentos legais, não quis interromper.
- Ah, entendo.

E os dois sorriram.

Comentários

  1. Ei, John!
    Primeiro conto seu que leio, e eu adorei! Gostei muito da essência da garota do ponto de ônibus, porque talvez falte muito dela em nossas vidas. Como ela mesma disse, nos importamos com tanta coisa que... Nem faz tanta diferença no final. Gosto da forma como o conto ressalta, em poucas palavras, pontos que ignoramos automaticamente. Legal.
    Simples, gentil. Gostei, mesmo.

    Ana
    nabordadocaderno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ana!
    Fico muito feliz que tenha gostado, a sua opinião pra mim é muito importante, de verdade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Culpa é das Estrelas – Sobre amar, morrer e ser lembrado

Acabei de assistir A Culpa é das Estrelas e confesso sem vergonha alguma, que algumas lágrimas ainda insistem escorrer rosto abaixo. Já ouvi pessoas dizendo que homem não chora ou que “é só ficção”, “é só um livro”, mas não é. Cinema, literatura, música e todo tipo de arte são feitos de sentimentos, são feitos do que os lábios não conseguem dizer mas o coração não consegue guardar, e isso, meus amigos, é a essência da vida, aprender com o sentimento dos  outros. Logo no inicio do filme, ao ser instigado a falar sobre seus medos, Augustus Waters diz a seguinte frases: - Meus medos? Ser esquecido. É, eu quero ter uma vida extraordinária. Quero ser lembrado, eu diria que meu único medo é não conseguir fazer isso. Ser esquecido, no final das contas, é o medo de muitos de nós. Desde pequenos, na escola, no meio das crianças que brincam na rua, tentamos ser notados, aceitos, destacados dos demais e isso é normal, todos queremos ser lembrados. O problema, é que esquecemos q

Chorar é preciso

As palavras a seguir, são de um sábio oriental, chamado Osho. “As pessoas perderam quase que completamente a dimensão das lágrimas. Elas só as deixam sair quando estão em profundo estado de dor ou sofrimento. Esqueceram-se de que as lágrimas também podem ser de felicidade, de enorme prazer, de celebração. As lágrimas não têm nada a ver com o sofrimento ou a felicidade. Elas têm a ver com qualquer coisa que seja muito profunda e precise transbordar. Pode ser felicidade, pode ser tristeza. Qualquer coisa que seja intensa demais, impossível de conter, algo que transborde: a xícara ficou cheia demais. As lágrimas saem desse excesso. Então, dê a elas o seu devido valor.”  Fiquei refletindo sobre elas. Quem nunca ouviu uma mãe dizendo para o seu filho pequeno, após ele ter caído, “não chora, não foi nada demais, levanta” . Ou que nunca ouviu um pai dizendo, “Para de choro, homem não chora” ? Todos já ouvimos isso. Desde pequenos somos ensinados que chorar é sinal de fr

Apenas sorria e acene ou "A arte de ficar em silêncio"

Quem passa por mim no dia a dia, sem me conhecer, deve pensar que sou um cara estranho. Sou aquela pessoa que se limita aos bom dias e aos acenos de cabeça, adepto de pensamentos flutuantes e olhar distante, não faço por mal e na maioria das vezes, eu não queria ser assim. Quando criança, segundo minha família e conhecidos, eu era um verdadeiro terror. Quando as pessoas se apercebiam da minha chegada, corriam para tirar de vista qualquer coisa que pudesse ser quebrada ou arremessada, eram algumas horas de pânico. Eu era aquele tipo de criança que foge dos pais no super mercado, que aborda estranhos na rua, que tranca a mãe fora de casa e tenta botar fogo nos colchões. Sim, eu tentei colocar fogo nos colchões. E então, assim sem aviso, me tornei o cara estranho que não não fala muito. Na verdade, eu falo, falo pelos cotovelos, mas só de vez em quando e com pessoas com quem me sinto confortável para tal. O fato é, que a medida que crescemos, as pessoas param de ouvir o