Pular para o conteúdo principal

Conto: Em um bar qualquer, a Morte e o Tempo



Era um bar qualquer, em algum lugar qualquer e nada havia de especial nele. O cheiro de cigarro e álcool estava impregnado na mobília, nas paredes e no ar, mesmo assim agradava aqueles velhos amigos se encontrar ali.
Lá dentro, a Morte, um homem alto e magricelo tomava cerveja gelada enquanto olhava para o nada, sem prestar muita atenção ao que acontecia ao seu redor. Tal era sua distração que quando o Tempo chegou ele nem percebeu.

- Nem te vi chegar - disse ele enquanto dava uma olhadela em um relógio velho pendurado em uma das paredes encardidas do bar.

- Ninguém nunca vê.

- Como consegue se atrasar toda vez? 

- Desculpa, faz parte de mim, é inevitável.

O Tempo puxou uma cadeira e sentou. Usava uma camiseta cinza desbotada, calça jeans e chinelo. Não chamava a atenção nem carregava nenhum tipo de beleza, mas era de uma simpatia ímpar. O barman perguntou o que ele iria beber e dois minutos depois voltou com cerveja e amendoins. 

- Como vai o serviço? - Perguntou o baixinho. 

- Está ficando cada vez pior.

- Como assim, pior?

- As pessoas andam morrendo de formas idiotas, não gosto de pessoas idiotas. E elas sempre reclamam de você...

- De mim? - Disse ele surpreso. - Que culpa eu tenho?

- Usam sempre as mesmas desculpas, "Eu não tive tempo o suficiente", "Não fiz o que gostaria de ter feito", "Não me despedi do meu cachorro", a mesma baboseira de sempre.

- A humanidade está ficando inacreditável, todos tem o tempo necessário, alguns aproveitam e outros não, será que eles nunca vão entender?

A Morte suspirou e tomou um gole de cerveja, estava quente ali dentro.

- Da forma como as coisas andam, é bem provável que eles entendam cada vez menos o que acontece ao redor deles, parece que eles estão sem vontade de viver.

- Sabe que tenho percebido isso também? Eu passo por eles e nem me dão a mínima, logo eu que já fui tão valorizado.

- Já ouviu aquele ditado que diz que "Tempo é dinheiro?" - A Morte soltou um sorriso amarelo.

- Ditado idiota...

- Eles estão levando à sério. Mas não fique triste, também não me dão muito valor.

O Tempo pareceu surpreso com a confissão da Morte.

- Eu te disse, eles ficam fazendo coisas idiotas como se não houvesse consequências, malditas selfies...

- O que tem as selfies a ver com isso?

- Eles morrem toda hora tentando tirar uma selfie em lugares que você nem acreditaria. Semana passada fui buscar uma menina que morreu tentando tirar uma com um leopardo, ela subiu na mureta do zoológico e caiu lá dentro. Quando perguntei que ideia era essa, ela me disse que ia "bombar de curtidas no face" e quando expliquei que ela estava morta ainda perguntou se podia atualizar a foto de perfil para "luto". Perdi meu grau com ela.

O Tempo ria, parecendo não acreditar no que havia ouvido, enquanto a Morte virava o copo, bebendo todo o liquido de um só gole.

- Falando em selfie, o facebook está acabando com meu trabalho. Eles passam o dia todo nele e não me veem entregando as oportunidades, depois olham pro relógio e dizem que "O tempo voou", me poupe, eu sou lento pra caramba e as vezes até me atraso...

- Isso é verdade - Disse a Morte.

- Ah, dá um tempo e para de ser tão rabugento. - O Tempo secou o copo e comeu alguns amendoins. - Vamos?

- Vamos - a Morte olhou novamente para o velho relógio na parede - Nossa, você voou.

- Engraçadinho.

Os dois foram até o barman.

- Já vão senhores? - Perguntou o homem, que usava uma boina surrada e ostentava um bigode grosso e grisalho.

- Sim, obrigado! - Disse a Morte, enquanto largava algumas notas amassadas no balcão.

- Boa viagem então! - disse o barman. - Voltem sempre.

A Morte lhe deu uma olhada profunda, e foi a ultima coisa que ele viu.

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Culpa é das Estrelas – Sobre amar, morrer e ser lembrado

Acabei de assistir A Culpa é das Estrelas e confesso sem vergonha alguma, que algumas lágrimas ainda insistem escorrer rosto abaixo. Já ouvi pessoas dizendo que homem não chora ou que “é só ficção”, “é só um livro”, mas não é. Cinema, literatura, música e todo tipo de arte são feitos de sentimentos, são feitos do que os lábios não conseguem dizer mas o coração não consegue guardar, e isso, meus amigos, é a essência da vida, aprender com o sentimento dos  outros. Logo no inicio do filme, ao ser instigado a falar sobre seus medos, Augustus Waters diz a seguinte frases: - Meus medos? Ser esquecido. É, eu quero ter uma vida extraordinária. Quero ser lembrado, eu diria que meu único medo é não conseguir fazer isso. Ser esquecido, no final das contas, é o medo de muitos de nós. Desde pequenos, na escola, no meio das crianças que brincam na rua, tentamos ser notados, aceitos, destacados dos demais e isso é normal, todos queremos ser lembrados. O problema, é que esquecemos q

Chorar é preciso

As palavras a seguir, são de um sábio oriental, chamado Osho. “As pessoas perderam quase que completamente a dimensão das lágrimas. Elas só as deixam sair quando estão em profundo estado de dor ou sofrimento. Esqueceram-se de que as lágrimas também podem ser de felicidade, de enorme prazer, de celebração. As lágrimas não têm nada a ver com o sofrimento ou a felicidade. Elas têm a ver com qualquer coisa que seja muito profunda e precise transbordar. Pode ser felicidade, pode ser tristeza. Qualquer coisa que seja intensa demais, impossível de conter, algo que transborde: a xícara ficou cheia demais. As lágrimas saem desse excesso. Então, dê a elas o seu devido valor.”  Fiquei refletindo sobre elas. Quem nunca ouviu uma mãe dizendo para o seu filho pequeno, após ele ter caído, “não chora, não foi nada demais, levanta” . Ou que nunca ouviu um pai dizendo, “Para de choro, homem não chora” ? Todos já ouvimos isso. Desde pequenos somos ensinados que chorar é sinal de fr

Apenas sorria e acene ou "A arte de ficar em silêncio"

Quem passa por mim no dia a dia, sem me conhecer, deve pensar que sou um cara estranho. Sou aquela pessoa que se limita aos bom dias e aos acenos de cabeça, adepto de pensamentos flutuantes e olhar distante, não faço por mal e na maioria das vezes, eu não queria ser assim. Quando criança, segundo minha família e conhecidos, eu era um verdadeiro terror. Quando as pessoas se apercebiam da minha chegada, corriam para tirar de vista qualquer coisa que pudesse ser quebrada ou arremessada, eram algumas horas de pânico. Eu era aquele tipo de criança que foge dos pais no super mercado, que aborda estranhos na rua, que tranca a mãe fora de casa e tenta botar fogo nos colchões. Sim, eu tentei colocar fogo nos colchões. E então, assim sem aviso, me tornei o cara estranho que não não fala muito. Na verdade, eu falo, falo pelos cotovelos, mas só de vez em quando e com pessoas com quem me sinto confortável para tal. O fato é, que a medida que crescemos, as pessoas param de ouvir o